O Python é a melhor linguagem de programação para quem quer iniciar na área. Além de ser um requisito em desenvolvedores de grandes empresas, ela permite que você trabalhe com data science e machine learning, e em muitas outras áreas que, hoje em dia são essenciais nas organizações de grande porte, por exemplo, o Python com foco em Data Science e Machine Learning.
Índice
Porque o Python é a melhor linguagem de programação para principiante?
Mas o que leva o Python a ser uma linguagem de programação para inexperientes? A resposta é: é uma linguagem ágil, fácil e objetiva, o que democratiza seu ensino e a faz ser procurada cada vez mais.
E também porque é uma linguagem orientada a objetos. Foi criada em 1991 e a sua simplicidade é sua maior característica. Conta com um modelo comunitário de desenvolvimento, que é aberto e sem fins lucrativos.
Para quem é indicado?
Python é uma linguagem para todos os públicos:
- Crianças,
- Universitários,
- Desenvolvedores e,
- Entusiastas da programação.
Se você tem um projeto a ser desenvolvido e precisa de uma ajuda de linguagens de programação, mas não sabe muita coisa sobre o assunto, o Python é o que você procura.

Programar em Python é fácil?
Por ser uma linguagem de alto nível, o Python não requer conhecimentos de outras linguagens para que se possa trabalhar com ele.
A lógica da programação pode ser aplicada diretamente ao código, o que faz com que seu aprendizado seja simples e rápido. É, também, uma linguagem que requer menos código para concluir tarefas que são básicas.
Com apenas uma linha de código, você pode determinar uma sequência e montar uma lista. Python é uma linguagem de fonte livre e aberta, com uma grande comunidade de apoio para seus desenvolvedores.
Para quem não quer encontrar regras difíceis de serem entendidas e executadas, o Python também não decepciona.
A sintaxe dessa linguagem é fácil de aprender, e um comando termina quando uma linha acaba. Isso significa que as exigências do Python são reduzidas, e que uma linha de código é suficiente para a realização de tarefas que exigem mais de três linhas de código em outras linguagens. Assim, o programador tem menos chances de errar.
Se surgir alguma dúvida, você pode consultá-los, ou conferir em um curso de Python indicado para iniciantes!
Como funciona?
Por ser uma linguagem interpretada, e não compilada, o Python tem seu código-fonte lido por um interpretador e convertido em código executável por uma máquina.
Por não ser processada por um compilador para um formato específico, a linguagem funciona em diferentes plataformas – basta ter um interpretador para processar o código. Isso torna o Python uma linguagem multiplataforma.
Em quais projetos o Python pode ser aplicado?
Apesar de sua simplicidade, o Python pode ser aplicado em projetos robustos, como:
- Back-end de sistemas web;
- Ciência de dados;
- Machine learning;
- Simulações.
Esses são alguns exemplos de projetos em que o Python pode marcar presença.
Os setores de tecnologia e de empresas como Google, YouTube, Intelbrás, Disney e IBM estão repletos de funcionários que dominam o Python. Não é à-toa que são as empresas responsáveis pelo crescimento desse mercado – e é justamente por isso que você deve dar uma oportunidade para essa linguagem.
Conclusão

Já está mais que claro que Python é a linguagem perfeita para quem quer começar a se aventurar no mundo da programação, certo?
Fácil de aprender, multiplataforma e ainda conta com uma comunidade abrangente, que pode te ajudar no desenvolvimento de projetos e tirar todas as suas dúvidas.
A comunidade é feita por pessoas que também usam o Python e que, por isso, podem te auxiliar.
Você também pode encontrar uma extensa documentação oficial feita pelos próprios programadores durante o desenvolvimento da linguagem.
Compartilhe nas Redes Sociais