O que é um de domínio de site? Onde comprar e registrar?

Um domínio de site, também chamado de endereço do site, endereço da web ou ainda domínio de internet, é o endereço que as pessoas digitam em um navegador para acessar um site. Vale lembrar que, se você registrar um nome de domínio, ele será exclusivamente seu e ninguém mais poderá registrá-lo. Para entender melhor, é só comparar um domínio de site com um endereço de uma rua no mundo físico.

Exemplo de um nome de domínio: Google.com.

Qual a necessidade de um domínio de site?

 

Toda entidade, empresa ou indivíduo que precisa ou queira estabelecer uma presença online, não só pode como deve registrar um endereço na internet. Esse endereço (domínio) bem escolhido juntamente com um site e endereço de e-mail irão fortalecer sua marca e formar sua identidade no mundo on-line; e cá para nós, hoje em dia isso é essencial para qualquer negócio.

domínio de site

Domínios para pessoa física

Se você é uma pessoa que gosta de escrever sobre um determinado assunto, contar suas histórias, compartilhar suas experiências, como por exemplo, viagens, receitas, escola ou até mesmo sua vida pessoal, um domínio (site ou blog) será um grande aliado às suas redes sociais e vídeos.

Domínios para Empresas

Com a grande expansão da internet e a facilidade de uso dos smartphones, tornou-se indispensável para as empresas terem um nome de domínio na web. Isso faz com que sua marca tenha mais reconhecimento, credibilidade, além de proteger seus direitos autorais.

Diferença entre domínio e subdomínio

Já sabemos que um domínio de site é o nome que você cria para servir de endereço na internet, por exemplo: loja.com.
O subdomínio é o subconjunto desse domínio e não precisa ser registrado. O dono do domínio fica livre para criar o subdomínio que bem entender. Geralmente, serve para agregar alguma utilidade ao site (domínio), por exemplo: blog.loja.com.

Tipos de domínios de sites

Todo domínio é seguido de uma extensão, que também é chamada de TLD. São sufixos que vêm depois do nome de domínio. Veja as principais:

  • .com: é o mais usado no mundo todo, em teoria, servem para representar negócios comerciais, mas são usadas também para blogs pessoais;
  • .org: geralmente usadas por organizações sem fins lucrativos;
  • .gov: exclusiva para agências governamentais;
  • .edu: usada na área de educação, principalmente por instituições de ensino;

Domínio ccTLD

ccTLDs são extensões com os códigos dos seus respectivos países:

  • .br: Brasil;
  • .it: Itália;
  • .ca: Canadá;
  • .es: Espanha;
  • .pt: Portugal;
  • .de: Alemanha;
  • in: Índia;
  • .ru: Rússia, e assim por diante.

Como registrar um domínio

Agora que você já sabe o que é um endereço na web, é crucial que aprenda também como registrar um domínio.

Um bom nome de domínio é aquele que as pessoas conseguem pronunciar e digitar com facilidade. Isso ajuda na memorização do nome e faz com que seja lembrado como uma marca. Portanto, evite um nome de domínio para seu site que seja muito genérico, que contenha hifens e números. Outra dica é não escolher um nome muito longo para não prejudicar a memorização e erros de digitação. Evite também os nomes com possibilidades de serem confundidos com marcas que já existem, pois, além de não ser único, você correrá o risco de ser processado.

Onde comprar e registrar?

como registrar domínio para sitePara registrar um nome de domínio você precisa pagar um taxa anual. Vencendo o prazo de um ano, você pode optar por renovar ou não. Caso não renove, o domínio ficará livre para qualquer pessoa que se interessar em registrá-lo.

A compra de domínios para sites é feita através registradores. GoDaddy e NameCheap estão entre os mais populares. Caso sua opção seja na extensão .com.br, poderá adquirir diretamente pelo registrador oficial, o Registro.br.

Veja também: registro brasfoot;