O que é complemento opcional: saiba como preencher

Ao preencher nossos dados para alguma finalidade específica, na maioria das vezes, é solicitado o endereço completo. Além do nome da rua, número, bairro e cidade, pede-se também o complemento da rua. O que vamos aprender aqui é distinguir o que é complemento opcional e obrigatório, ou ainda, se nossa moradia possui esse acréscimo.

O que significa complemento opcional?

Já ensinamos, inclusive, você pode conferir aqui o que é complemento em um cadastro, mas dessa vez, abordaremos de forma mais detalhada o que quer dizer complemento opcional.

Na verdade, as duas formas de uso dessas palavras possuem o mesmo significado: um número ou letra que representa um detalhe a mais ao endereço. A diferença é que alguns cadastros deixam explícito que o complemento é opcional. Existem dois motivos para isso, mas antes de explicar o porquê, é preciso ver os exemplos abaixo:

Exemplo 1: imagine que uma pessoa more em um prédio com vários apartamentos, nesse caso, será bem mais difícil de alguém o encontrar se ele preencher somente o número da rua e número do prédio. Mas, se ele colocar o complemento Ap 10, por exemplo, facilitará muito mais a localização.

Exemplo 2: é quando uma pessoa mora nos fundos, ou seja, em um lote que possui duas residências. Para encontra-la será preciso determinar uma letra acrescida ao número para diferenciar a casa, por exemplo: 126 A ou 126 B.

Dois motivos pelos quais os complementos são opcionais

casa com complemento opcional

Complemento Adicional 14a

  1. Principalmente em cidades do interior, é pouco comum o endereço possuir complementos, pois a maioria não mora em prédios e cada um tem sua casa em um lote separado. Por isso, os cadastros determinam que esse detalhe seja opcional, ou melhor, você só preenche se realmente possui-lo.
  2. Apesar de facilitar as coisas, o fato de não colocar o complemento não vai causar tanto problema. Dessa forma, mesmo se a pessoa possui e não quiser coloca-lo, basta deixar o campo em branco. Óbvio que, se seu endereço contém algum complemento, não custa nada inserir, só irá ajudar a localizá-lo.

Complemento Opcional no Mercado livre

Não só o Mercado Livre, mas a maioria dos sites de compras pela internet solicita o cadastro completo do usuário, incluindo o complemento. Essa opção é muito importante por que a loja vai enviar o produto para sua casa; e quanto mais informação contiver é melhor para que os correios não errem seu endereço.

O Complemento Opcional – Mercado livre segue a mesma linha de raciocínio descrita acima. A opção esta lá, cabe a você saber se seu endereço contém ou não esse detalhe a mais.

Se você reside em apartamento, fundo ou o endereço possui um bloco ou quadra, acrescente essa informação no cadastro. Mas, se o endereço não possuir complemento, então é opcional para você, basta deixar sem preenchimento e não terá nenhum problema.

Lembre-se também que, além do endereço, não se esqueça de preencher outros dados como telefone, e-mail, cidade, estado e o que mais for solicitado.