O que é Complemento no Endereço em um Cadastro?

Ao preencher nossos dados para alguma finalidade específica, na maioria das vezes, é solicitado o endereço completo. Além do nome da rua, número, bairro e cidade, pede-se também o complemento da rua. O que vamos aprender aqui é distinguir o que é complemento de endereço, residencial, no currículo, opcional, obrigatório, ou ainda, se nossa moradia possui esse acréscimo.

Abaixo, vamos mostrar o significado e ensinar como preencher essas fichas de inscrição cadastrais. Você verá, através de exemplos, que é bem fácil.

Complemento de endereço em um Cadastro

A palavra complemento possui vários significados, mas, nessa variação que vamos tratar aqui, um complemento em um cadastro de endereço é um item adicional relacionado ao número de uma casa, condomínio, edifício, terrenos, etc. Serve para reforçar, especificar ou complementar uma informação com mais precisão.

Com os exemplos abaixo você vai saber o que colocar no complemento quando pedem endereço:

Exemplos

  • Complemento em uma Casa: suponhamos que uma pessoa mora em uma casa que fica nos fundos de outra. Essa residência principal é de número 15, então a outra casa situada no mesmo lote será de número 15B. Nesse caso o “B” é o complemento do endereço. Então ficaria assim: logradouro (Nome da rua), número da casa e complemento “B”.
  • Complemento em um edifício: agora imaginemos que uma pessoa resida em um edifício. Sendo assim, só o número não basta para identificar o lugar exato. Será preciso acrescentar o número do apartamento. Ficará assim: nome da rua, número do edifício e o complemento é  – Apartamento 49. Para melhorar ainda mais podemos adicionar o andar. Por exemplo: ap. 49, andar 11. Se for uma sala comercial, segue o mesmo padrão: sala 4, andar 2.
  • Apto complemento: O complemento de apartamento segue o mesmo exemplo de residência e prédio, pois, na verdade, complementos são informações a mais que você coloca nos formulários para agregar a seus dados pessoais. Quanto mais informações você preencher, melhor. Assim, fica mais fácil para ser encontrado no seu endereço residencial. Então, em apto o complemento pode ser o número do seu andar.

Mais leitura: quer decorar sua casa ou apartamento? Entenda porque o site Mobly é confiável e o mais recomendado para isso.

infográfico detalhando cas categorias de complemento de cadastro de endereço
Infográfico com exemplos dos tipos de complementos

Resumindo, o que é o complemento de uma residência?

O Complemento de residência é o mesmo que se usa no preenchimento de cadastro ou currículo, nada muda! É só seguir os exemplos acima sobre casa, edifício e apartamento.

Sempre lembrando que: é um número ou letra que completa seus dados chamado de complemento residencial.

Observação: nos cadastros, a inserção pode ser o que chamamos de complemento opcional ou não, vai depender de cada caso. E isso veremos logo abaixo.

3 residências nas cores verde, amarela e vermelha com complemento de endereço

O que significa complemento opcional?

Na verdade, as duas formas de uso dessas palavras possuem o mesmo significado: um número ou letra que representa um detalhe a mais ao endereço. A diferença é que alguns cadastros deixam explícito que o complemento é opcional.

Existem dois motivos para isso, mas antes de explicar o porquê, é preciso ver os exemplos abaixo:

  • Exemplo 1: imagine que uma pessoa more em um prédio com vários apartamentos, nesse caso, será bem mais difícil de alguém o encontrar se ele preencher somente o número da rua e número do prédio. Mas, se ele colocar o complemento Ap. 10, por exemplo, facilitará muito mais a localização.
  • Exemplo 2: é quando uma pessoa mora nos fundos, ou seja, em um lote que possui duas residências. Para encontra-la será preciso determinar uma letra acrescida ao número para diferenciar a casa, por exemplo: 126 A ou 126 B.

Dois motivos pelos quais os complementos são opcionais

  1. Principalmente em cidades do interior, é pouco comum o endereço possuir complementos, pois a maioria não mora em prédios e cada um tem sua casa em um lote separado. Por isso, os cadastros determinam que esse detalhe seja opcional, ou melhor, você só preenche se realmente possui-lo.
  2. Apesar de facilitar as coisas, o fato de não colocar o complemento não vai causar tanto problema. Dessa forma, mesmo se a pessoa possui e não quiser colocar, basta deixar o campo em branco. Óbvio que, se seu endereço contém algum complemento, não custa nada inserir, só irá ajudar a localizá-lo.

Complemento Opcional no Mercado livre

Não só o Mercado Livre, mas a maioria dos sites de compras pela internet solicita o cadastro completo do usuário, incluindo o complemento. Essa opção é muito importante porque a loja vai enviar o produto para sua casa. Quanto mais informação contiver é melhor para que os correios não errem seu endereço.

O Complemento opcional do Mercado livre segue a mesma linha de raciocínio descrita acima. A opção está lá, cabe a você saber se seu endereço contém ou não esse detalhe a mais.

Se você reside em apartamento, fundo ou se o endereço possui um bloco ou quadra, acrescente essa informação no cadastro. Mas, se o endereço não possuir complemento, então é opcional para você, basta deixar sem preenchimento e não terá nenhum problema.

Lembre-se também que, além do endereço, não se esqueça de preencher outros dados como telefone, endereço de e-mail, cidade, código postal, estado e o que mais for solicitado.

Complemento em um cadastro sem o campo especificado

Casas de um rua com complemento no endereço

É comum também encontrarmos uma ficha de cadastro ou currículo que não contém o espaço especificado para colocar complemento, número e bairro.

Essas fichas possuem apenas o campo “geral” endereço. Quando for assim, significa que você pode preencher tudo no campo endereço usando uma vírgula ou traço para separar cada um.

Exemplo: Rua Carlos A. Figueira, 24B (o B é o complemento), bairro Silas Dourado XIII.

O que é complemento em uma inscrição?

Para saber o que significa complemento em uma ficha de inscrição basta seguir todas as dicas de preenchimento de endereço já citadas.

Os dados que você preenche nas outras fichas são os mesmos que você vai colocar em uma inscrição. Afinal, trata-se do seu endereço, o lugar onde você mora, sendo assim, deve-se inserir o mesmo em qualquer outro documento. O significado, independente da ficha, será sempre o mesmo.

Complemento no currículo

Se seu endereço possui um complemento, por exemplo, número 21 A, então coloque isso no currículo ou deixe em branco se for opcional. Caso não possua, coloque somente o endereço completo e todos os dados solicitados.

Além do endereço, não esqueça de preencher também outros campos importantes, como: profissão, data de nascimento, escolaridade, naturalidade, nacionalidade, entre outros.

Outros casos de uso

Em muitos casos, principalmente no interior, os endereços residenciais são casas isoladas, ou seja, cada uma em seu lote. Nessa condição, no campo complemento não é errado colocar “casa”, mas também não é obrigatório, fica a seu critério.

Exemplo: Rua Orácio P. Mendes, Número 4911, complemento – casa ou deixe em branco sem colocar nada.

Conclusão

Deu para perceber que não é tão difícil quanto parece preencher um complemento em um cadastro. Basta seguir essa linha de raciocínio.

Quando houver o campo complemento casa – você coloca A, B, C, etcEdifício – você coloca o número do edifício, andar e Ap. 21.

Quando não houver o campo complemento casa e Edifício – você escreve tudo diretamente no campo endereço separando por vírgula.

 Vídeo explicativo:

Compartilhe nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *