Minhateca voltou? Como acessar? Qual site Substitui?

Minhateca é um tipo de serviço de armazenamento online de arquivos. Além de armazenar na nuvem, o site permite aos usuários também compartilhar seus documentos, fotos, vídeos, músicas, livros, PDF, cursos ou qualquer outra espécie de arquivo que seja possível de fazer upload e download.

Nesse artigo vamos responder dúvidas do tipo:

  • Como desbloquear;
  • Alternativas ao MinhaTeca;
  • Formas de acesso, entre outras.

Ainda tem como acessar Minhateca?

Sim. Vamos mostrar neste post.

Algum tempo depois que o site Minhateca saiu do ar, as pessoas ainda conseguiam acessar através do endereço DNS 185.145.129.171 minhateca.com.br – que é uma espécie do número IP que conecta o nome do domínio ao servidor. Porém, atualmente não é mais possível entrar dessa maneira. Veja abaixo uma forma entrar:

Único jeito de entrar no MinhaTeca

Essa é uma possibilidade de ainda conseguir entrar no site. Se mesmo assim você não conseguir, continue lendo o artigo que vamos lhe indicar outros sites como alternativas.

Siga o passo a passo:

  1. Acesse o endereço https://web.archive.org/ e digite minhateca.com.br ou se preferir clique aqui entrar direto.
  2. A página que abrir vai aparecer como na imagem: Página do site Minhateca acessada através do WayBackMachine
  3. Role a página para baixo até a categoria “Top Colecionadores”;página do site Minhateca categoria top colecionadores e arquivos
  4. Em seguida abrirá a pasta com os arquivos: pasta de arquivos do site minha teca

O Minhateca voltou?

Em 2016, a ABDR (Associação Brasileira de Direitos Reprográficos) moveu uma ação que resultou no bloqueio do endereço online do website “Minhateca” pela justiça de São Paulo em maio de 2018.

O site foi acusado de pirataria e violação de direitos autorais, por isso houve o congelamento do domínio em cumprimento da lei de direitos autorais.

Estamos em 2021 e ainda não é possível fazer login diretamente, pois o site ainda não voltou.

Quando vai voltar?

ícone de download

Visto que, o site foi interditado pela justiça, a possibilidade do Minha teca voltar a funcionar é bem pequena.

Isso porque a pirataria é crime tanto no Brasil como na maioria dos países. Dessa forma, como ficou comprovado pela justiça que o serviço cometeu irregularidades, o minhateca terá que provar o contrário para poder reativar os seus serviços.

Qual site substitui o MinhaTeca?

Infográfico especificando serviços de armazenamento grátis em ordem crescente do espaço
infográfico alternatiiva Minhateca

Se você precisa armazenar seus arquivos, saiba que existem inúmeras alternativas de sites de armazenamentos legais e seguros que permitem o upload grátis.

Veja abaixo algumas opções de sites que substituem o Minha teca:

Google Drive: é um serviço do Google ótimo para guardar seus arquivos. O serviço permite que o usuário compartilhe com o público e possui a opção de deixar privado ou compartilhar apenas com quem você escolher. A plataforma disponibiliza 15 GB grátis, porem, o armazenamento é dividido com Gmail, Google fotos, entre outros serviços da Empresa Google.

One Drive: é outro ótimo serviço da empresa Microsoft, tão seguro quanto o do Google. Com ele você consegue também armazenar e compartilhar suas fotos e qualquer outro arquivo que desejar. O espaço de armazenamento em nuvem é de até 15 GB sendo dividido com o outlook, skype e outros serviços da Microsoft.

Dropbox: um serviço de armazenamento que está há anos no mercado. Possui as mesmas funções dos outros dois citados anteriormente. Além disso, disponibiliza a função de sincronizar tudo. O espaço gratuito é de até 2 GB.

Amazon Cloud Drive: pertence a gigante Amazon e permite o armazenamento gratuito de fotos. O espaço oferecido na versão free é de até 5 GB.

HiDrive: propriedade da empresa Starto AG, esse serviço oferece também 5 GB de armazenamento gratuito para seus clientes.

Mega: dentre todos os serviços citados, o Mega é o que oferece o maior espaço de armazenamento em nuvem grátis. Neste site você consegue fazer upload de arquivos com até 50 GB.

Todos os serviços que citamos como exemplo são ótimas alternativas ao Minhateca. Além disso, oferecem opções gratuitas de armazenamento e possuem aplicativos para poder acessar do celular. Porém, eles possuem a opção Premium que garante um espaço maior, mas, se você precisa usar apenas para fins pessoais, não há a necessidade de migração.

Uma boa dica é distribuir seus arquivos entre todos esses serviços, além de economizar, não corre o risco de perder tudo caso algum encerre suas atividades, como o Minhateca, por exemplo.

Eu tinha arquivos no Minhateca e agora?

Nem tudo que continha no site “minhateca.com.br” era ilegal e infringia as leis, mas, isso não impediu que muita gente perdesse o acesso a arquivos que tinham guardados por lá.

Infelizmente, até o momento não há uma maneira de recuperá-los, a não ser que um dia a justiça possa desbloquear o minhateca e você consiga fazer login.

A recomendação é que não armazene seus arquivos em um só lugar, pois, caso ocorra algum problema você não corre o risco de perder tudo. E lembre-se: mantenha sempre seus arquivos pessoais em locais seguros e com senhas fortes.

E não se esqueça: pirataria é crime!

Se você é a favor do Minhateca voltar, deixe sua reclamação nos comentários abaixo como uma forma de petição!

Compartilhe nas Redes Sociais

4 comentários em “Minhateca voltou? Como acessar? Qual site Substitui?”

    1. Equipe Respondendo

      Oi Eder, o jeito é esperar para ver se volta ou então usar os serviços de armazenamento alternativos citados aqui no post.

    1. Equipe Respondendo

      Pois é, muitas pessoas que tinham somente o Minha Teca como opção de armazenamento perderam muitos arquivos importantes, inclusive, arquivos pessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *