Tudo sobre Manteiga Ghee

O que é manteiga ghee?

Você pensa em cuidar melhor da sua saúde evitando gorduras e óleos nas suas refeições? Bom, então você pode começar a pensar em uma substituição para eles usando a manteiga ghee.

A manteiga ghee, tradicionalmente usada na culinária e medicina indiana, é um excelente ingrediente para substituir os óleos e gorduras dos alimentos. Afinal, essa manteiga elimina o grande teor de gorduras que você consome, podendo beneficiar bastante a sua saúde.

Mas, será que essa manteiga ghee é realmente saudável? Ela possui benefícios mesmo sendo uma fonte de gorduras? É possível preparar a manteiga ghee em casa? Se sim, como eu posso fazê-la? Por qual preço e onde eu posso encontrar a manteiga ghee em minha cidade?

o que é a manteiga ghee

Saiba todas essas respostas e muito mais, lendo esse artigo que preparamos especialmente para você que procura diminuir óleos e gorduras das suas refeições, e que para fazer isso, basta saber utilizar a manteiga ghee no cotidiano.

Manteiga ghee benefícios

É possível utilizar a manteiga ghee em qualquer alimento ou na preparação dos mesmos para substituir as gorduras como manteiga ou margarina, por exemplo.

A manteiga ghee é um ingrediente considerado muito “poderoso” e é encontrado, tradicionalmente, na Índia. Lá, os indianos usam essa manteiga com fins alimentícios e medicinais.

A manteiga como ingrediente alimentício, na Índia, é usada como um antídoto para os alimentos muito apimentados. Por isso, praticamente, grande parte dos alimentos são preparados, de maneira geral, com a manteiga ghee. No entanto, quando essa manteiga é utilizada como fins medicinais, normalmente, utilizam-na como óleo de massagem para limpar e refrescar a pele e amenizar o stress.

Agora, no Brasil, a manteiga ghee ainda é pouco utilizada e mencionada, afinal, muitas pessoas não conhecem a verdadeira potencialidade e os benefícios desse ingrediente.

Por isso, para que você comece a substituir os óleos e gorduras do preparo dos seus alimentos, saiba agora mesmo, quais são os benefícios da manteiga ghee:

  • Essa manteiga possui uma ação antioxidante no corpo;
  • Não contém sódio em sua composição;
  • Se a manteiga for preparada de forma correta pode não conter lactose ou, pelo menos, terá uma quantidade significativamente reduzida (para os tolerantes à lactose);
  • Ao preparar os alimentos com a manteiga, é possível perceber que o sabor e o aroma das refeições aumentam e deixa as pessoas que comem mais saciados;
  • A manteiga é rica em vitamina A;
  • Ela deixa os alimentos com fácil digestão na hora de mastigar e engolir.

Manteiga ghee como fazer?

Além de todos os benefícios da manteiga ghee já mencionados, você sabia que é possível fazer a sua própria manteiga em casa? Afinal, é bem incomum encontrar essa manteiga nos supermercados e casas medicinais.

Portanto, fazer a sua própria manteiga em casa pode ser uma excelente opção, para quem quer comer alimentos mais saudáveis com ausência de gorduras e óleos.

Mas, embora você faça a sua própria manteiga ghee é importante lembrar que o consumo da mesma precisa ser moderado e controlado. Afinal, embora ela seja usada para substituir outras gorduras (seja para frituras ou preparo de alimentos), a manteiga ghee ainda é uma fonte de gordura. Mas, quando bem preparada, ela não altera o colesterol de quem a consome.

Ao fazer a manteiga ghee, é muito importante preparar com cuidado, especialmente se quem for utiliza-la, seja um tolerante a lactose. Afinal, embora a manteiga seja comercializada como sem lactose, se não souber prepara-la, pode ficar vários resíduos de lactose em sua composição.

Para fazer uma boa manteiga ghee é muito simples. Você só precisa retirar parte da umidade, dos resíduos lácteos e proteicos para deixar só a parte gordurosa da manteiga.

Depois de todo esse preparo, a manteiga fica com aroma e sabor de amêndoa. Por isso, ao utiliza-la como um ingrediente, os seus alimentos podem ficar muito mais saborosos e destacados de quaisquer outros alimentos.

Essa manteiga pode ser feita a partir do leite de vaca (Brasil) ou búfala (Índia). E depois de preparada, ela fica semelhante à manteiga de garrafa (produto bem conhecido no nosso país).

Manteiga ghee receita

Como não é muito comum encontrarmos a manteiga ghee nos supermercados e lojas comerciais, você pode fazer a sua própria manteiga em sua casa. E para faze-la, veja os ingredientes e instruções abaixo:

Ingredientes manteiga ghe

  • 500g de manteiga sem sal cortada em pequenos cubos.

Modo de preparo manteiga ghe

  • É possível utilizar uma panela normal ou uma panela de pressão. Dentro da panela, coloque os pequenos cubos de manteiga, e deixe-os derreter em fogo médio (aproximadamente 07 minutos);
  • Depois que a manteiga derreter, utilize uma escumadeira ou uma peneira fina para retirar toda a espuma e o soro que se formam na superfície da manteiga derretida no fogo. Procure não misturar ou mexer a manteiga com essa espuma e soro (faça isso por aproximadamente 40 minutos);
  • Depois desse processo, você vai perceber que a manteiga irá começar a solidificar e a ficar com uma cor dourada. Ao perceber isso, você pode desligar o fogo e coar toda a manteiga em uma peneira fina;
  • Ao terminar de coar toda a manteiga, procure por um recipiente de vidro, devidamente higienizado e com tampa, para guardar a sua nova manteiga.

Agora, pronto. Sua manteiga ghee já está acabada e pronta para ser usada como mistura e substituição de qualquer outro óleo, manteiga, margarina e outras gorduras.

Manteiga ghee preço

comprar em loja online

Se você não tem tempo para fazer a sua manteiga ghee, é possível compra-la em alguns estabelecimentos ou, ainda, via internet. Afinal, como essa manteiga é muito benéfica, é importante que você possua a sua, seja ela fabricada ou comprada.

Os preços da manteiga ghee podem variar bastante. Afinal, vários sites fazem promoções ou combos para vender outros tipos de suplementos junto à manteiga.

Portanto, a manteiga ghee pode variar ao comprar entre R$20,00 a R$80,00. Afinal, tudo depende da sua composição, marca e disponibilidade no mercado.

Manteiga ghee onde comprar?

onde comprarAgora que você sabe como a manteiga ghee pode ser muito benéfica para a sua saúde e aos que estão ao seu redor, é importante que você saiba onde compra-la, certo?

Afinal, esse tipo de compra pode ser considerado como um investimento para a sua saúde e para o seu bem estar.

Por isso, você pode encontrar a sua manteiga ghee através da internet ou clicando aqui.

Add Comment