Com que frequência devemos lavar bichos de pelúcia, tapetes e cortinas para evitar as alergias

Uma das principais alergias é a rinite, que pode ser causada especialmente pela grande quantidade de pó em um determinado ambiente. Além disso, outras alergias também podem ser causadas pelo mesmo motivo e, para evitar esse cenário, confira abaixo alguns cuidados para a lavagem correta de bichos de pelúcia, tapetes e cortinas.

É comum que muitas crianças tenham que se desfazer de bichos de pelúcia devido às alergias, para poder ter maior qualidade de vida e dias tranquilos sem uma sequência interminável de espirros.

Vamos conferir agora, quais são os principais cuidados para ter uma casa mais limpa e livre de poeira e ainda, proporcionar maior bem-estar para todos da residência e especialmente, às pessoas que sofrem com alergias.

Cuidados domésticos para pessoas que tem alergia

Pode parecer algo realmente inofensivo, mas a poeira, quando encontrada em grande quantidade pela casa ou pelos móveis, pode ser um dos principais incômodos para as pessoas que enfrentam diferentes alergias.

Além da própria poeira, mofo e ácaros também podem desencadear quadros fortes de irritação e alergias.

Com alguns cuidados pela casa que podem ser realizados diária ou semanalmente, é possível evitar as crises de alergia e até mesmo, evitar que outros membros da família sofram com o mesmo problema.

Cuidados para evitar o acúmulo de pó

É comum pensar que para ter uma casa limpa e livre de poeira, apenas varrer e utilizar o espanador são as melhores escolhas. No entanto, no caso de pessoas que tem alergia, essa pode não ser uma das melhores atitudes já que a poeira não é devidamente retirada do ambiente, mas sim apenas espalhada.

O mais indicado mesmo é utilizar um pano molhado, tanto no chão como também em móveis para conseguir retirar a poeira por completo.

Isso se deve, primeiro ao fato de que por vezes, apenas com a vassoura ou espanador, a sujeira não é retirada por completo e além disso, pode até mesmo acabar espalhando o pó e levando para outros lugares, ao invés de retirá-lo por completo o que ocasiona crise de espirros e alergia, mesmo quando você acabou de varrer toda a casa.

Bichos de pelúcia, tapetes e cortinas

A maneira mais simples e rápida para evitar o aparecimento e até mesmo o agravamento de alergias, é retirar o máximo de bichos de pelúcia do quarto e outros ambientes. Tapetes também podem ser removidos e cortinas substituídas.

Em casos mais graves em que não existe outra saída, é preciso uma verdadeira adaptação em casa. No entanto, com uma boa higiene e cuidados, é possível manter os brinquedos das crianças e itens de decoração, sem grandes mudanças no ambiente.

Os bichos de pelúcia devem ser lavados a cada 4 a 6 meses, de forma geral. Para os bichinhos que são os verdadeiros companheiros das crianças e a cada momento estão em um local diferente, a limpeza pode acontecer em um período menor.

Tanto as pelúcias, como cortinas e tapetes quando forem lavados é preciso se atentar para não utilizar produtos que tenham um cheiro muito forte, o que também pode desencadear a alergia em quem já é alérgico.

Já para as cortinas, o indicado é que sejam lavadas a cada 3 meses. Esse tempo se deve, especialmente ao fato de que as cortinas ficam próximas à janela, o que pode ajudar a proporcionar maior poluição e acúmulo de sujeiras no ambiente, além de ser diariamente manipulada.

Por fim, uma boa limpeza de tapetes deve ser feita pelo menos, uma vez por mês, no caso dos modelos mais leves. Já os modelos de tapetes que são mais pesados, deverão ser lavados pelo menos três vezes ao ano, para evitar o alto acúmulo de ácaros, poeira e outras sujeiras. Para isso, contrate uma empresa especializada em lavagem de tapetes.

Especialmente os tapetes precisam de um cuidado especial, pois dificilmente as pessoas tiram os calçados quando chegam em casa, o que pode proporcionar o acúmulo e a proliferação de bactérias que irão causar e agravar a alergia.