Cuidados necessários com o bebê após o nascimento

A chegada de um filho ou filha é um momento mágico e inesquecível para os pais, familiares e amigos. Todos querem saber como a futura mãe está, se o bebê é quietinho, se tem bastante cabelo, qual será a saída de maternidade escolhida, entre outras coisas.

Porém, além dessas questões, existem alguns cuidados necessários para se ter com o pequeno após o nascimento e é o que vamos te explicar a seguir.

Banho

Ainda na maternidade, a enfermeira irá mostrar para a mamãe como ela deve dar o banho no bebê. É importante já deixar tudo separado, como a roupa, uma toalha macia, fralda, algodão e sabonete neutro.

Além disso, a temperatura da água na banheira deve estar em torno dos 36 graus para mantê-lo quentinho e confortável. A orientação é que seja apenas um banho por dia.

Troca de fraldas

O recém-nascido costuma fazer cocô cerca de oito vezes durante o dia, além de urinar frequentemente. Por isso ao trocar as fraldas é importante que você faça a limpeza suavemente com uma água morna e algodão. Evite lenços umedecidos, pois podem irritar e dar alergia na pele do bebê.

No colo

Saída de maternidade

Nessa fase inicial da vida é comum que o recém-nascido tenha refluxo e por isso, a cabeça dele sempre deve estar mais elevada do que o resto do corpo.

Em casa

Quando o recém-nascido finalmente estiver em casa é preciso ter alguns cuidados. O lar precisa ser silencioso e tranquilo, principalmente nos momentos de amamentação e na hora de dormir, pois o bebê até então estava dentro do útero da mãe e não está acostumado com fatores externos.

Umbigo

É comum muitas mães ficarem receosas em relação ao coto umbilical, principalmente para mexer nele. Mas não se preocupe, pois não dói, é apenas um pedaço da pele da mãe e cai sozinho entre 7 e 21 dias de vida do pequeno.

Sendo assim, é importante que nesse período seja feita a limpeza. A orientação é limpar a região com algodão e álcool 70% todas as vezes que for trocar a fralda do recém-nascido.

Em caso da pele ficar inchada ou vermelha próxima à região, procure um pediatra para que ele possa avaliar.

Passeios e visitas

Durante o primeiro mês é indicado que não haja visitas de outras pessoas em casa e também passeios (exceto ao levá-lo ao pediatra). Isso porque toda essa exposição pode ser um risco para a saúde do recém nascido.

Vacinas e Exames

Depois que o recém-nascido receber alta é necessário levá-lo ao pediatra para dar continuidade ao calendário de vacinação e exames, como, o conhecido teste do pezinho, o do olhinho, do coraçãozinho, da orelhinha, entre outros.

Assim, os médicos podem avaliar a saúde do pequeno e detectar algum tipo de alteração, doença ou ameaça à saúde para que depois seja tratada.

Alimentação

O leite materno é o mais adequado e completo alimento para os recém-nascidos. Nos primeiros dias é comum que o bebê apresente uma sucção mais lenta, além disso, inicialmente não defina horários para ele ser amamentado, ou seja, fique atenta ao choro do bebê, se estiver pedindo você deve oferecer, pois a quantidade de leite aumenta quanto mais o pequeno mama.