Como tirar a casca do ovo cozido – Rápido e Fácil

Saber como tirar a casca do ovo cozido da maneira certa ajuda a economizar tempo e fazer menos bagunça na cozinha; e faz também com que os ovos fiquem com boa aparência para seu almoço, jantar ou qualquer outra refeição.

Em época de Páscoa, ou em qualquer momento e ocasião, você vai precisar de ovos cozidos para colocar em uma boa receita, por isso, fique ligada nessas dicas, elas farão com que descascar ovos cozidos seja uma tarefa muito fácil a partir de hoje.

O básico para tirar a casca

Existem três coisas básicas que você tem que aprender para tirar a casca do ovo cozido, elas são:

  1. Técnica
  2. Idade dos ovos
  3. Temperatura

tirar casca ovo cozido

Técnica

Depois de ferver os ovos, comece batendo na extremidade grande (parte inferior) de um ovo para que ele possa quebrar, depois vire-o e faça o mesmo processo com a extremidade oposta mais fina. Isso vai liberar a pressão da maior parte da casca em torno do meio do ovo, e assim, descascar toda a concha será bem mais fácil.

Outra dica é descascar os ovos debaixo da água corrente e fria. Isso vai ajudar a persuadir a casca para fora do ovo, além de criar um ovo perfeito e limpo.

Idade dos ovos

Isso vai um pouco contra do que sabemos sobre comida, pois, quando se trata de tirar a casca do ovo, os frescos não são as melhores opções para ferver.

O que acontece é que o ovo é perfeitamente bom para comer até três semanas após a postura da galinha. E para melhores resultados na hora de descasca-los, ferva-os com mais de uma semana de idade. Ovos não frescos são melhores para ferver e descascar.

Caso você só tenha ovos frescos na sua geladeira, não faz mal. Essas técnicas que foram citadas acima ainda vão valer muito, a diferença é que a remoção da casca será mais trabalhosa e vai exigir bastante paciência.

Temperatura do ovo

ovos cozidosCozinhe os ovos em torno de 8 minutos contados após a água ferver. Depois de cozidos, coloque-os em água fria para a temperatura baixar bem rápido e interromper o processo de cozimento. Dá para usar também alguns cubos de gelo na água para acelerar o choque térmico. Se a água esquentar, trate de trocá-la até que o ovo esfriem.

Não se esqueça de confirmar se os ovos estão realmente frios antes de tentar descasca-los, pois, nesse estado, a membrana vai aderir à casca ao invés do ovo; consequentemente, ficará muito mais fácil tirar a casca.

E aí, você ficou com alguma dúvida de como tirar a casca do ovo cozido ou sabe de alguma outra maneira mais fácil e melhor? Será um prazer saber sua opinião aqui nos nossos comentários.