Como fazer o planejamento financeiro da sua empresa: Veja aqui!

O planejamento financeiro é muito importante para o seu negócio. Saber onde e como você vai aplicar o dinheiro é essencial para que a sua empresa continue a crescer. Desenvolver um planner pode solucionar diversas lacunas financeiras e operacionais.

Para que o seu negócio possa crescer em uma constância e para evitar endividamento você precisar planejar. Saiba quanto e onde investir, como e quando aplicar, e impulsione o seu negócio. Para isso, separamos dicas preciosas para que você possa aplicar. Acompanhe!

Passo a passo para o seu planejamento financeiro

Pode não ser um segredo, mas a organização é primordial. Se você não é uma pessoa organizada, então deve delegar os cuidados financeiros a outro colaborador. Os números não mentem, as finanças são exatas, mas a organização dita a eficácia do processo.  Então, siga o passo a passo a seguir e aplique com precisão e organização.

1° passo: Planilha ou software, descubra o que a sua empresa precisa

Você pode fazer diversas planilhas financeiras ou contratar um software. Se a sua empresa é pequena, tem poucos funcionários e há organização, as planilhas podem ser uma boa solução. As planilha financeiras no excel funcionam muito bem, mas precisam ser alimentadas manualmente, o que atrasa e dificulta um pouco o processo. Por ser 100% manual é necessário ter ordem para alimentação diária de dados, então cuide para que isso seja feito regularmente.

Caso queira algo mais rápido e prático, mesmo sendo pequeno, o software para controle financeiro é uma boa solução. Com ele você elimina o retrabalho, desperdício de tempo e agiliza processos. Além disso, acaba com erros e dúvidas em relação a entradas e saídas.

planilha de planejamento financeiro

2° passo: Solicite a ajuda de um profissional, se necessário

Um consultor financeiro pode ser a solução que você precisa. Para organizar as finanças pode ser necessário e muito mais prático contratar um profissional. Com isso, você conseguirá desenhar os processos e estabelecer ordem para evitar cair nos mesmo erros. Então, considere a ajuda se achar necessário.

3° passo: Alinhe a sua equipe financeira

Todos pelo mesmo objetivo. Esse deve ser o pensamento de toda a sua equipe, principalmente a financeira. Você deve confiar em todos que estão envolvidos para que juntos possam pensar nas soluções mais eficientes para o seu negócio.

4° passo: Trace um plano de ação

Planejar, fazer, checar, agir, o plano de ação é a melhor forma de conseguir organizar as suas finanças. Podendo ser moldado e aplicado em todas as áreas, o planejamento organizado permite que as ações sejam delegadas a pessoa certa, para uma melhor execução. 

5° passo: Execute o plano de ação e otimize-o

A plano de ação pode ser otimizado. Durante a execução é possível medir se há necessidade de melhorias. Por isso, sempre planeje junto com a equipe, delegue as funções para a pessoa certa executar, cheque a execução, proponha melhorias e correções e por fim meça os resultados e mensure as metas. 

6° passo: Faça reuniões com a equipe

As reuniões regulares são a melhor forma de medir os resultados, principalmente os financeiros. Por isso, se você busca uma mudança de chave procure sempre acabar com as objeções e propor soluções eficazes.

Dica: Se estiver em crise o empréstimo pode ser uma boa opção

Essa dica se encaixa para pequenos empreendedores. O empréstimo pode ser um bom recurso em meio a um problema financeiro. Então se a sua empresa está precisando de uma ajuda para fechar a conta,  procure fazer uma simulação, saiba mais aqui.

Faça o planejamento financeiro da sua empresa e acabe com os seus problemas!

Add Comment