Como evitar estrias na gravidez – 8 Dicas Simples

Muitas mulheres pensam que não existe muita coisa que se possa fazer para evitar estrias na gravidez, porém, existem sim algumas medidas que podem ajudar na prevenção. Nem sempre essas medidas serão totalmente eficazes, mas vão ajudar a diminuir bastante. Vamos ver algumas:

Ganhe peso de forma lenta e constante

Se você quer mesmo aprender como evitar estrias na gravidez, essa é umas das dicas mais eficientes.

Como o próprio nome já diz, as estrias são causadas por causa da pele que alonga conforme o corpo cresce; e assim, vai dando espaço para o bebê. Então, se a grávida engordar além do normal, mais estrias irão surgir. Portanto, é muito importante que a grávida ganhe peso gradativamente para amenizar as estrias. Para isso, consulte com seu médico e nutricionista sobre a quantidade de calorias que deve ingerir, assim como, qual alimento deve evitar e qual deve comer.

Esfoliação da pele

Esfoliar a pele é importante para estimular a atividade celular nos fibroblastos que são células que sustentam a estrutura da pele. Consequentemente, você estará estimulando o desenvolvimento de colágeno, elastina e vai ajudar a evitar as estrias na gravidez.

como evitar estrias na gravidez

Durante a gestação pode-se esfoliar a pela tranquilamente, além disso, vai ser benéfico para manter a pele bem bonita e saudável. Deve-se esfoliar até 3 vezes por semana desde o comecinho da gestação. Não é aconselhável que esfolie mais de 3 vezes por semana.

Uma dica para ajudar se prevenir é aplicar um creme hidratante com uma bucha e passa-la suavemente sobre o corpo. As áreas mais suscetíveis às estrias são: a barriga, nádega e quadril, portanto, foque mais nessas regiões. Caso perceba que a pele está ficando avermelhada, significa que está esfoliando forte demais, alivie a força neste caso. Após terminar a esfoliação, aplique um creme próprio para estrias.

Hidratação

Sempre use loções corporais e óleos próprios para hidratar sua pele. Isso vai ajudar sua pele a esticar com mais facilidade e contribuir para se prevenir das estrias na gravidez. Os cremes de estrias próprios para serem usados na gravidez contêm em suas fórmulas os ingredientes que estimulam a produção de colágenos e fibras.

Você não quer gastar dinheiro com cremes feitos exclusivamente para grávidas e estrias? Tranquilo! Você pode aderir à óleos comuns que possuam vitamina E, uva, amêndoa, etc. Esses cremes, geralmente são seguros para serem usados durante a gravidez.

Atenção: não passe cremes que contenham em suas fórmulas a ureia, retnóides e ácido salicílico, eles podem prejudicar a gravidez.
Além dos benefícios dos cremes para evitar estria na gravidez, eles também proporcionam uma sensação de relaxamento.

Evite banhos quentes

evite banho quente na gravidezA temperatura ideal para o banho é bem morno. O banho quente pode fazer com que se desenvolva mais estrias pelo fato de resseca-la.
Inclusive, os médicos recomendam que a grávida não tome banho quente para que não eleve a temperatura central; isso poderia afetar o desenvolvimento saudável do bebê.

Antes de entrar debaixo do chuveiro, use o cotovelo para testar se a água está realmente numa temperatura boa. Se você conseguir entrar debaixo imediatamente, então está tudo ok, só isso já será de grande ajuda para amenizar o surgimento de estrias.

Segundo ou terceiro filho não é garantia de que não terá estrias

Muito se falam que se você não teve estrias na primeira gravidez, então na segunda ou terceira nem precisa fazer nada para evitá-las porque elas não irão aparecer. Porém, isso não é totalmente garantido. Em partes pode até ser, pois significa que sua pele é menos propensa à estrias, mas fique esperta, porque caso você ganhe muito peso desta segunda vez, é bem arriscado que as obtenha.

Veja também: escolha do parto normal humanizado.