Como destacar seu restaurante na Internet

Quaisquer empresas podem se beneficiar da presença na Internet. Com certeza seu restaurante também pode fazer sucesso utilizando-se das diversas técnicas que apresentaremos abaixo.

No entanto, antes de se apressar para lançar qualquer iniciativa na Web, reserve um tempo para criar uma estratégia de Internet que se encaixe e ajude a impulsionar seus planos de marketing e negócios.

Alcançar clientes e potenciais clientes usando marketing on-line é mais uma questão de comprometimento e estratégia do que investimento financeiro. Não precisa gastar muito para alcançar os clientes on-line de forma eficaz. Usando uma abordagem moderna para o marketing na Internet, você pode construir um site eficaz e atrair clientes através de várias táticas.

Marketing na Internet envolve o uso de mídia digital para informar o público alvo do seu negócio e para atrair as pessoas para conhecerem seus produtos e serviços.

marketing para restaurante

As empresas que querem impulsionar os resultados da publicidade tradicional precisam adaptar suas estratégias de publicidade às estratégias da Internet, em vez de visualizá-las como canais independentes.

Um bom site da Internet, por exemplo, melhora a eficácia de outros anúncios, pois muitos clientes que veem a publicidade de sua empresa avaliarão os produtos e serviços da sua empresa on-line. A integração de táticas de marketing na Internet com outras formas de publicidade garante que sua empresa ofereça uma experiência de marca consistente.

Você precisa considerar os seguintes tópicos quando desenvolver sua estratégia geral de marketing na Internet:

  • site do seu restaurante;
  • redes sociais;
  • publicidade on-line;
  • monitore sua presença on-line.

Seu site deve servir como peça central da estratégia da Internet 

A peça central de seus esforços de marketing na internet é provável que seja o site da sua empresa. Embora muitos especialistas apontem o aumento das mídias sociais como um ponto central de contato entre empresas e clientes (e potenciais clientes), toda empresa precisa ter um website eficaz.

O número de pessoas que estão acessando a internet através de seus smartphones está subindo rapidamente. Isso significa que você precisa considerar como seu site fica em um Smartphone e como você pode alavancar mídias sociais em geral (Facebook, Twitter) e redes sociais baseadas em localização (Groupon, Foursquare, Tripadvisor) para alcançar clientes quando eles estão ativamente buscando informações sobre bens ou serviços.

Na onda das redes sociais;

Existem muitas redes de mídia social, o que torna muito difícil participar efetivamente de todas elas. Selecione dois a três que você sabe, sem dúvida, que seu público-alvo está ativo. Por exemplo, para um restaurante o Instagram é uma ótima opção, pois permite postar imagens e destacar seu produto. Você também pode querer estar ativo no Facebook.

Abuse das formas de divulgação que não tem custo. O Google Business (meu negócio) permite o cadastro do seu restaurante, com endereço, e apresentará aos usuários do Google MAPS, por exemplo. O Waze (aplicativo de GPS/Mapa) também permite o cadastro de negócios.

Incentive seus clientes a deixar avaliações on-line no Trip Advisor e no Google Business. Estas análises ajudam a melhorar sua visibilidade, aumentando sua presença on-line. Se seu restaurante estiver listado ao lado de um concorrente nos resultados da pesquisa e você tiver 50 resenhas positivas e o concorrente não tiver nenhuma, em qual o consumidor médio clicará? A maioria dos consumidores pesquisa antes de fazer negócios, portanto, facilite o acesso de seus clientes aos perfis de revisão, criando uma página dedicada em seu site que apresenta todos esses links.

Pretende investir em publicidade on-line

Tanto o Facebook quanto o Google, permitem que você crie anúncios muito específicos e divulgue para um público-alvo personalizado que você selecionar. Com os anúncios do Facebook, você pode atrair o público perfeito para o seu perfil, e direcioná-los ao seu site (lembre-se que o site é o centro da sua estratégia na internet). Nos anúncios do Google, as buscas na ferramenta de pesquisa para termos relacionados ao seu restaurante (nome, tipo de comida, temática), apresentarão o seu site como resultado em local destacado.

Estas estratégias dependem de desembolso financeiro, portanto devem ser utilizadas depois de todas as demais dicas apresentadas, que já podem gerar o resultado esperado.

Monitore sua presença on-line

Seu você resolver investir na presença on-line, colocando o site para funcionar, disponibilizando espaços para seus clientes fazerem avaliações, sejam no próprio site ou por meio das redes sociais, é imprescindível que você monitore o que se está falando do seu restaurante.

Responda todas as avaliações e questionamentos, principalmente as que tenham algum cunho negativo. Não deixe os clientes sem o seu posicionamento sobre os acontecimentos.

Em alguns momentos existirão problemas de atendimento, aquele prato que não ficou como o esperado. Falta de funcionários e outros percalços que poderão causar reclamações de clientes. Mas é claro que não basta responder, é necessário solucionar o problema. No exemplo de problema devido à falta de um garçom, você precisa ter alternativas para os seus riscos conhecidos, como por exemplo, procurar um profissional freelancer. A plataforma adrua fornece profissionais qualificados para este fim.

O site Reclame Aqui é bastante utilizado para críticas de produtos e serviços. Consumidores sempre pesquisam os estabelecimentos no site antes de fazer uma reserva, por exemplo.  O que os proprietários precisam entender é que o fato de ter alguma reclamação cadastrada no site não é em si um problema. Se devidamente respondida pode virar um ponto a favor do seu estabelecimento.

Conclusão

Essas são dicas que muitos restaurantes no mundo já estão seguindo. Você não precisa aderir a todas, fique atendo no seu público alvo, converse com seus clientes sobre quais redes sociais eles usam e se posicione nelas. Nada melhor do que conhecer as preferências dos seus clientes para conseguir alcançar a sua fidelização e atrair outros com o mesmo perfil.