Cirurgia bariátrica: conheça os principais benefícios

Considerando o avanço que a obesidade mórbida tem tomado no mundo, a cirurgia bariátrica tem se tornado cada vez mais popular. Contudo, nem todos que optam por ela conhecem de fato os benefícios da cirurgia bariátrica.

Por exemplo, esse procedimento acaba sendo indicado contra doenças associadas a obesidade, como hipertensão e diabetes. Além disso, há mais de um tipo de cirurgia, que vai de redução do estômago até desvio intestinal.

Por isso, prossiga com a leitura para entender os diversos benefícios da cirurgia bariátrica e como ela pode promover grande melhora na vida do paciente!

Benefícios da cirurgia bariátrica: entendendo a cirurgia

Cirurgia bariátrica e metabólica(saiba mais), conhecida como cirurgia da obesidade ou redução de estômago, se trata de um procedimento voltado para tratamento da obesidade mórbida. Reunindo várias técnicas, lida com o problema e doenças associadas/agravadas por ele.

É comum que as técnicas para cirurgia bariátrica sejam divididas em três tipos básicos, cada qual com sua abordagem: endoscopia, videolaparoscopia, robótica, entre outros.

Os procedimentos são divididos em:

Restritivos: tratamento voltado para diminuição da quantidade de alimentos que o estômago é capaz de absorver. Pode induzir saciedade precoce e diminuir a fome do organismo;

Disabsortivas: tratamento que altera de forma drástica a absorção dos alimentos no intestino delgado (by-pass intestinal);

Mistas: tratamento que visa restrição na capacidade de receber alimento pelo estômago, causando sua diminuição ou promovendo um desvio curto do intestino. É uma das cirurgias mais populares.

benefícios da cirurgia bariátrica

Indicação

A cirurgia bariátrica, de forma a gerar benefícios, é indicada para pacientes com: massa corpórea acima de 35 kg/m², portando diabetes, hipertensão arterial e outras doenças graves associadas.

Inclusive, a cirurgia costuma abarcar um grupo de pessoas entre 16-65 anos, que possuam índice de massa corpórea maior que 40 kg/m². Pessoas com índice menor que 40 kg/m², só se apresentarem doenças graves.

Benefícios da cirurgia bariátrica: quais são?

A cirurgia bariátrica pode ser relacionada com a diminuição dos riscos de desenvolver diabetes, hipertensão e aterosclerose, principalmente quando relacionada com exercícios físicos.

Além disso, pode ocorrer remissão dessas mesmas doenças. Dessa forma, os principais pontos benéficos da cirurgia bariátrica são:

• Evitar ou diminuir a hipertensão arterial;

• Tratar da insuficiência cardíaca e respiratória;

• Diminuir caso de asma;

• Evitar ou diminuir diabetes;

• Evitar ou diminuir colesterol alto;

Vantagens sociais/psicológicas: diminuição do risco de depressão, melhora da autoestima, aprimoramento da interação social, aumento da mobilidade física, etc.

Entretanto, é possível que a cirurgia bariátrica tenha um impacto ainda maior no indivíduo.

O impacto da cirurgia bariátrica no indivíduo

Em quase 90% dos casos de asma e apneia do sono, foi registrada uma redução significativa. Isso pode ser atribuído à diminuição do refluxo gastroesofágico após a cirurgia bariátrica.

Junto disso, ocorrem alterações cardiovasculares e dos lípides, constatados pela diminuição das pressões sistólicas e diastólicas. Em consequência, ocorre diminuição do risco de hipertensão arterial e do infarto.

Somado a essas alterações, ocorre diminuição significativa do colesterol total, do ácido úrico e dos triglicérides, enquanto é aumentado a fração HDL do colesterol.

Por fim, ocorrem as alterações psicológicas já citadas, como a melhora da autoestima e do relacionamento social. Junto disso, ocorre diminuição da ansiedade e da depressão.

Outras alterações no organismo são:

Alterações endócrinas: diminuição significativa das taxas de diabetes e do risco da doença surgir em não-diabéticos;

Alterações gastrointestinais: complicações como úlcera gástrica, fístulas gastrogástricas, obstrução intestinal no delgado, diarreia, vômitos e risco de deficiências (ferro, cálcio, vitamina B12 e D).

Dessa forma, nem todo o impacto da cirurgia bariátrica é positivo ao paciente. Contudo, os benefícios são mais numerosos e as complicações geralmente se tornam temporárias para o paciente.

Como manter os benefícios da cirurgia bariátrica?

No pós-operatório, são necessários alguns sacrifícios para que se obtenham os benefícios da cirurgia bariátrica, assim como enfrentar as complicações pós-refeição. Por exemplo, deve-se diminuir a presença de carboidratos, macarrão, pastas e doces.

Da mesma forma, a presença de álcool e/ou refrigerantes deve ser diluída para que o peso seja perdido adequadamente. Junto disso, o pós-operado precisa seguir um plano de esportes e exercícios físicos, já que isso comprovadamente mantém os benefícios.

Há riscos na cirurgia bariátrica?

Como já citado, ocorrem alterações gastrointestinais de impacto após a operação, com complicações como: úlcera gástrica, fístulas gastrogástricas, obstrução intestinal e deficiências metabólicas pela ausência de vitaminas.

Contudo, há outras complicações que merecem citação:

• Embolia pulmonar (entupimento do vaso sanguíneo do pulmão), o que causa dor intensa e dificuldade respiratória;

• Sangramento interno na área operada;

• Vômitos, diarreia e fezes.

Acontece que essas complicações, como as alterações gastrointestinais, ocorrem geralmente no período de internamento hospitalar. Dessa forma, costumam ser rapidamente resolvidas e, em casos raros, são tratadas em outra operação.

De qualquer maneira, o comum é que ocorra o sucesso e que se torne regra os benefícios da cirurgia bariátrica!

Add Comment