Yahoo Respostas – História, Curiosidades que você nunca Imaginou!

Olá amigo internauta, convido você a ler essa rápida matéria. Garanto que nela você vai descobrir coisas que nunca imaginou sobre o Yahoo Respostas.

Bom, sabe aquela ideia maluca que de vez em quando surge em nossas mentes, e às vezes até compartilhamos com nossos amigos? Nos tempos de escola então nem se fala, o que não faltavam eram ideias para melhorias e formas de ganhar dinheiro.

O mais curioso disso tudo, é que foi em um momento assim em que dois jovens estudantes de Stanford, David e Jerry, criaram uma mina de ouro. O projeto original não era diretamente ganhar dinheiro, mas sim oferecer melhores condições em pesquisas pela internet. A questão de rentabilidade foi apenas uma maneira de saírem de uma situação difícil, já que seu projeto precisava de dinheiro para sobreviver.

Afinal de contas do que estamos falando?  Estamos falando de um dos serviços mais famoso existentes hoje na internet, o Yahoo.

É tão bom quando precisamos de uma informação e podemos contar com a ajuda de alguém ou com algum recurso de pesquisas pela internet, se for com os dois ao mesmo tempo melhor ainda. Pois é, então o Yahoo Respostas, assim como o Respondendo.com (uma palinha para nos gabar, risos…) são os mais indicados para isso.

O início da história do Yahoo

yahoo respostas

Antigamente, fazer buscas pela internet não era tão simples como hoje, chegar até uma informação relevante poderia demorar séculos e nem sempre era tão satisfatório. Foi através dessa dificuldade que esses dois amigos resolveram criar um site de diretórios (hoje chamado Yahoo) com o objetivo de catalogar sites interessantes. O intuito foi reunir várias páginas sobre diversos assuntos em um só lugar onde diversos links, sobre diversos assuntos interessantes estariam hospedados facilitando a vida dos internautas.

Fundado em 1994, o website chamava-se inicialmente “Jerry´s Guide to the World Wide Web” (O Guia de Jerry para a Web), posteriormente batizado com um nome até curioso, nome esse que surgiu por causa de uma interjeição usada pelos vaqueiros do oeste dos Estados Unidos para demonstrar excitação, o Yahoo ganhou tanta força que em 2 anos já era sucesso. No outono de 1994, o site Comemorou seus quase 100 mil visitantes únicos.

Uma necessidade inicial de produzir resultados lucrativos os forçou a usar publicidade na internet, assim eles foram os primeiros a terem uma ideia de colocar banners publicitários nas suas páginas. Cada vez que alguém acessava os anúncios em banners expostos em lugares estratégicos eles ganhavam uma certa quantia em dinheiro.

Quando foi fundado o Yahoo Respostas

Dentre tantos serviços oferecidos pela empresa um que mais se destacou e que faz muito sucesso, inovando essa questão de interação dos internautas, foi o famoso Yahoo Respostas. Ele foi fundado em 28 de junho de 2005 nos Estados Unidos e no Brasil começou a funcionar a partir de 2006.

Foi desenvolvido com intuito de permitir qualquer pessoa perguntar ou responder perguntas, misturando conteúdo amador do Yahoo Respostas com conteúdo profissional obtido em mercados verticais, tais como Yahoo! Tech.

Curiosidade: David e Jerry, olhando para o lado de interação e sendo um site que acredita firmemente na dimensão humana de pesquisa, começaram a trabalhar diretamente com o público. Eles pagaram muitos milhões de dólares para comprar Del.icio.us, um site de relacionamento que têm um produto nativo similar ao chamado My Yahoo!

Como funciona o Yahoo Respostas

O Site é um fórum de discussão onde pessoas dividem suas dúvidas. É muito simples e é grátis, basta fazer um cadastro e começar aproveitar para fazer perguntas e até mesmo levar informações com suas respostas.

Quando você faz uma pergunta existem muitas pessoas que se dispõem a responder, seja ela de qualquer natureza. Você posta uma pergunta e depois é só escolher uma categoria na qual ela se adeque melhor. Em seguida é só esperar para que o próprio site avise em seu email sobre respostas recebidas.

Ensinando e aprendendo com perguntas e respostas

Você pode também dividir seu conhecimento com outras pessoas. Escolha uma pergunta sobre determinado assunto em que tenha interesse e conhecimento e compartilhe. Quanto mais respostas você colocar, mais pontos você ganha, e se a sua pergunta for escolhida como melhor resposta você ganha mais ponto ainda.

Apesar de muitos engraçadinhos só usarem o serviço para malandragem, existem muitas pessoas com qualidade e sabedoria interessadas em ajudar. Há muitos profissionais que dedicam um pouco do seu tempo a tirar dúvidas, ajudando assim muita gente com dificuldades em assuntos diversos.

E, de certa forma, esse serviço faz tanto sucesso e engloba tantos assuntos procurados hoje em dia. Vez ou outra, a gente se depara com algumas questões na busca do Google. Provavelmente você já se deparou com resultados de busca oferecendo o site do Yahoo Respostas, muitas vezes como a primeira da página.

Yahoo Respostas em vários Países

Confira abaixo a lista de todos os países que tem Yahoo Respostas:

  • Alemanha,
  • Argentina,
  • Austrália,
  • Brasil,
  • Canadá,
  • China,
  • Coreia do Sul,
  • Espanha,
  • Estados Unidos,
  • Filipinas,
  • França,
  • Hong Kong,
  • Índia,
  • Indonésia,
  • Itália,
  • Japão,
  • Malásia,
  • México,
  • Nova Zelândia,
  • Reino Unido,
  • Singapura,
  • Tailândia,
  • Taiwan,
  • Vietnã.

Outros serviços do Yahoo Inc.

sites do yahoo, email, noticiasO Yahoo é considerado um dos maiores portais da Internet a nível mundial e inclui diversos serviços, como: Yahoo! Mail, Yahoo Respostas, o Yahoo! Messenger (um mensageiro instantâneo), o Yahoo! Groups (serviço muito popular de criação de mailing lists por assunto de interesse), bate-papo, jogos online, vários portais de notícias e informação, Alibaba, compras online e leilões.

O Yahoo Search também se tornou um buscador muito forte. É a 2° página da web mais visitada da Internet nos EUA, depois vem o Google. Foi também a 3ª mais visitada do mundo no ano de 2009.

O Crescimento

Em abril de 1995, a bem conceituada Sequoia Capital, cujos negócios incluíam Apple, Atari, Oracle e Cisco, fez um investimento inicial de quase 2 milhões de dólares na empresa. E no decorrer do tempo foi só sucesso. A rede global de páginas do Yahoo receberam 3 bilhões de page views (páginas visitadas) por dia em outubro de 2004, e nisso a popularidade do Yahoo! só crescia, tornando-se a primeira empresa bem sucedida baseada em publicidade online, valendo seus assustadores 848 milhões.

Em 1 de fevereiro de 2008, a Microsoft desejou compra-lo por 44,6 bilhões de dólares, porém a Yahoo rejeitou oficialmente a oferta dizendo que subestimava o valor da empresa no mercado.

Rede Social Tumblr é do Yahoo!

O grupo comprou também o Tumblr, rede social baseada em blogs. Porém muitos investidores do ramo apontou essa aquisição como sendo um tanto quanto desastrosa, já que essa rede social têm se desvalorizado cada vez mais e está perdendo seu público de forma espantosa.

Curiosidades sobre o Yahoo Inc

Para que você possa formar uma ideia da força desse site, em 2005 ele quase comprou o Facebook. Só não deu certo a negociação porque o presidente-executivo pressionou muito, oferecendo 850 milhões, quando na verdade ele tinha autorização para pagar 1,2 bilhão de dólares.

Há uma grande especulação de que essa foi uma oportunidade perdida que deu um rumo não tão agradável para esse grande nome, pois em 2007 ele perdeu força para um grande concorrente, nada mais nada menos que o Facebook. O Google também ajudou a complicar as coisas com sua audiência estrondosa.

O Yahoo! tem um escritório no Brasil, no bairro de Vila Olímpia, em São Paulo. Lá se concentra as atividades de vendas, produção e tecnologia da empresa no país. O Yahoo Brasil está disponível desde junho do ano de 1999.

Mais curiosidades:

Verizon compra grande parte do Yahoo

Atualmente, a operadora norte-americana de telecomunicações Verizon, por um valor absurdo de US$ 4,8 bilhões de dólares, adquiriu os negócios de e-mail, conteúdo, divisão de propaganda e o buscador do Yahoo. Só não adquiriu sua participação da companhia no grupo chinês de comércio eletrônico Alibaba e no Yahoo Japan. A previsão é de que a aquisição dobre o negócio de publicidade da Verizon, que ficará responsável por 4,5% do setor nos Estados Unidos.

Mesmo assim não é o suficiente para brigar com o Google, que atualmente possui  uma fatia de 36% do bolo, ou até mesmo com o Facebook  com 17%, mais não podemos negar que a briga vai esquentar entre esse três.

Gostou da história do Yahoo? Leia também sobre a história e invenção da cerveja.