Signo Datas

Quem nunca parou para ouvir no rádio, ler em um jornal ou pesquisar em algum site sobre o horóscopo? É um costume que existe há muito tempo e que prende a atenção de muita gente. É claro que nem todo mundo se prende a isso, mas o número de seguidores do horóscopo diário é muito grande. Usar a astrologia para entender sua própria personalidade é bastante comum. E apesar de ser um hábito diário para muitos, ainda existem muitas dúvidas girando em torno dos signos datas e tudo mais, afinal de contas, nem é tão simples assim.

A contagem não começa no primeiro dia do mês, então a separação desse período às vezes confunde um pouco. Mas é para isso que estamos aqui, desvendar esse mistério dos signos.

Datas dos signos

A dúvida mais comum não gira em torno do surgimento do horóscopo e nem em seus fundamentos. O que mais pega na hora de ler um horóscopo, ou apenas saber a qual signo pertence, é a questão das datas dos signos.

Por esse motivo, colocamos logo abaixo uma tabela com todos os dados referentes a signo datas e outros. Procuramos deixá-la mais completa possível, dessa forma, toda informação a respeito de signos poderá ser encontrada aqui, confira:

Signo Data Característica Psicológica Parte do Corpo Pedra Preciosa Elemento da Natureza
Áries

 

21/3 a 20/4 Ação, Impetuosidade, Impulsividade Cabeça Rubi Ametista Diamante Fogo
Touro 21/4 a 20/5

 

Calma Possessividade Inércia Pescoço Garganta Lápis-lazuli Quartzo rosa Esmeralda Terra
Gêmeos

 

21/5 a 20/6 Dúvida Dispersão Movimento Pulmões  Braços   Ombros Olivina

Aventurina

Ar
Câncer

 

21/6 a 21/7

 

Sentimento Acolhimento Intuição Peito

Seios  Estômago

Pérola Madrepérola Água
Leão 22/7 a 22/8

 

Honra Egocentrismo Coragem Coração     Parte sup. das costas Rubi

Cornalina

Fogo
Virgem 23/8 a 22/9

 

Espiritualidade

Humanismo Perfeccionismo

Abdômen e Aparelho digestivo Safira

Lápis-lazúli

Terra
Libra 23/9 a 22/10 Equilíbrio Diplomacia Diálogo Rins         Região lombar Pele Granada Quartzo rosa Ar
Escorpião

 

23/10 a 21/11 Intensidade Sexualidade Genitais Opala  Turmalina Água
Sagitário

 

22/11 a 21/12 Objetividade Individualidade Quadris

Coxas

Turquesa Zircão Fogo
Capricórnio

 

22/12 a 20/1 Persistência Trabalho Resistência Joelhos    Ossos         Pele Topázio Olho-de-tigre Terra
Aquário

 

21/1 a 19/2 Originalidade Criatividade Eloquência Pernas e tornozelos

 

Ametista

Ônix

Ar
Peixes 20/2 a 20/3

 

Sensibilidade Sensitividade Idealismo

 

Pés Água-Marinha Heliotrópio Água

Para complementar o entendimento das datas dos signos, veja aqui quantas semanas tem o ano.

zodíacos sino datas

História dos Signos

Padronizados ainda na antiguidade sob influência dos Babilônios, Egípcios , Gregos e Romanos, os 12 conjuntos de estrelas representantes dos signos prevalecem até hoje. Sendo ainda início da era Cristã, as civilizações antigas definiam o perfil e qualidades de cada pessoa levando em consideração as estações do ano.

Essa versão do Horóscopo de que hoje temos conhecimento é devida a influência da Astrologia dos Babilônios; com uma pitada do conhecimento matemático dos Egípcios e uma intervenção da filosofia grega. Isso tudo aconteceu por volta do século V a.C com a criação do Zodíaco, que em Grego tem como significado “Círculo de Animais”.

O Horóscopo

signos dos zodíacosA ferramenta principal da Astrologia é o Horóscopo, que também é conhecido como: Carta natal, carta astrológica, mapa natal, mapa de nascimento, ou apenas carta. Este mapa é um diagrama bidimensional que representa a posição dos corpos celestes, vistos de certo local, podem variar desde o centro da Terra à sua superfície e até tendo o Sol como ponto central. E, segundo os astrólogos defendem, a posição do astro no momento do nascimento de uma pessoa influencia muito no seu comportamento.

Segundo Marcus Manilius, século I, em seu poema Astronomica, os signos do zodíaco regem as partes do corpo, sendo cada um referente a uma parte. Segundo Bruno Ferreira Pires, século XXI, em seu site Vivastro, os signos do zodíaco representam características da psicologia humana, sendo cada um influente em uma característica. Nesse quesito, a Astrologia médica usa também associações entre planetas e partes do corpo.

Os signos do zodíaco

Os signos do zodíaco também se dividem em quatro elementos da natureza, são separados em grupos de três para cada um dos quatro elementos, sendo eles:

  • Ar,
  • Terra,
  • Fogo
  • Água.

Características do Signo:

  1. Um signo tem uma data específica,
  2. Rege uma ou mais partes do corpo,
  3. Tem uma caraterística psicológica,
  4. É representado por uma ou mais pedra preciosa, e
  5. Pertence a um elemento da natureza.

O círculo do zodíaco

O círculo do zodíaco é dividido em 12 partes iguais, sendo que 360 graus divididos por 12 resultam em 30 graus para cada signo. Começa a partir do sol localizado na primavera feito de uma forma geométrica baseada nas estações do ano, sendo que, cada um representa o início, a continuação ou o fim de uma estação.

Então a primavera começará em Áries, encontrará a sua plenitude no signo de Touro, e lentamente termina em Gêmeos, e assim sucessivamente. Por esse motivo não se dá uma contagem em início do mês e nem se faz referente ao primeiro mês do ano.