Quantas semanas tem um ano

Essa questão de contagem de dias e semanas parece coisa muito simples e sem interesse nenhum, mais de vez em quando bate aquela curiosidade e a gente fica até meio sem saber, como por exemplo, saber quantas semanas tem 1 ano.

Uma maneira muito prática de resolvermos esse empasse é recorrermos à matemática, pois, se tem um recurso que facilita bem as coisas é quando a exatidão vem com uma solução precisa e não deixa nenhuma sombra de dúvidas.

Um ponto interessante, e que não poderíamos deixar passar em branco, é entendermos essa questão de variação de dias no ano. Um ano tem uma quantidade de dias e outro ano tem outra. Primeiro vamos entender isso e logo em seguida calcularemos quantas semanas o ano tem.

Quantos dias tem o ano

Sabemos que um ano comum tem exatamente 365 dias, no entanto, foi implantado no calendário o ano bissexto, que decorreu devido a correção do ano-calendário convencional e o tempo de translação da Terra em volta do Sol, tomando-se o ano trópico que utiliza o equinócio vernal (ou seja, o equinócio de primavera no hemisfério norte) como referência. Que coisa confusa essa não é?

Como surgiu a contagem dos dias?

contagem dias do ano comum e bissextoVamos simplificar. Há mais de 2000 anos atrás os egípcios acreditavam que o movimento da terra em torno do sol durava 365 dias, então eles adquiriram uma contagem de 12 meses de 30 dias e somavam mais 5 dias para completar um ano.

Só que, na verdade, o tempo que a terra gasta para dar uma volta em torno do sol é de exatamente 365 dias e 6 horas. Com o passar do tempo, a época de plantio e colheita foram alteradas, dificultando seus cultivos. Com isso, foram obrigados a refazerem seus cálculos; e notaram que um ano durava 365,25 dias, ou seja, a cada ano sobravam 6 horas.

Assim, para corrigir tal confusão, acharam por certo adicionar mais um dia ao ano a cada 4 anos, pois, se a cada ano sobrava 6 horas, então 6×4 é igual a 24, um dia. Por isso a cada 4 anos temos o ano bissexto, que sempre tem um dia a mais no mês de fevereiro.

Por falar em contagem de dias, não deixe de dar oma olhada  nas datas dos signos.

Ano Bissexto

Por bem, fizeram de uma forma que anos com números múltiplos de 4 quatro, ou divisíveis por quatro sempre são anos bissextos, como por exemplo o ano de 2012, 2016, 2020 será também e assim por diante. Assim fica até fácil saber quando teremos um ano bissexto.

E para finalizar essa questão, a expressão bissexto, vez ou outra, é associada ao duplo seis (66) da expressão 366. Bom, entendido esse fenômeno, então voltemos ao que interessa, o cálculo de semanas do ano.

E aí, um ano tem quantas semanas?

quantas semanas tem um ano

Veja bem, é só dividir 365 dias por 7 dias (1 semana)  logo temos, em um ano normal, o resultado de, 52,142857, ou seja, 52 semanas com uma sobra de 0,142857 que representa 1 dia, 52 semanas e um dia.

Quantas semanas tem o Ano Bissexto?

No famoso ano bissexto temos: 366 dias dividido por 7 dias (1 semana) e temos o resultado de 52,285714, 52 semanas e o,285714 que representam uma sobra de 2 dias. Na verdade a questão do ano bissexto não altera nada em relação à quantidade de semanas, em todos os dois são 52 semanas.

Viu com é bem fácil? Bom, espero que esse artigo tenha ajudado e que essa dúvida tenha sido sanada. A partir daqui você nunca mais terá dificuldades em saber quantas semanas tem um ano. É só lembrar daquela “fórmula”: dividir a quantidade de dias do ano por 7, que é o número de dias da semana. Assim:

Dias do Ano ÷ 7 = Semanas