Qual o código postal do Brasil?

Você já se deparou alguma vez com essa dúvida e ficou sem ideia da resposta? Pois é, existem muitas dúvidas que giram em torno da questão de “qual é código postal do Brasil”. Afinal de contas, ele existe ou não? Não se preocupe, continue conosco por que nesse artigo vamos esclarecer muitas dúvidas a respeito do código do brasil.

Trataremos aqui alguns assuntos um pouco confusos para muita gente:

  • o que é zip code
  • cep brasil
  • o que é código postal
  • código do brasil, entre outras curiosidades.

O que é zip code?

Zip code é uma expressão em inglês que significa “Zone Information Postal”, em português Zona de Informação Postal, que é a mesma coisa que um código numérico de endereçamento postal dos serviços de correspondências Americana.

Então, o famoso zip code é o mesmo que o CEP para nós no Brasil, o que muda é que nos EUA esse código é formado por cinco números e um hífen seguido de mais quatro números. Já no Brasil são cinco números seguidos de mais 3 – depois do hífen.

Curiosidades sobre o cep do Brasil

qual codigo postal do brasil

O Cep do Brasil foi criado pelos correios por volta de 1978 composto por cinco números, sendo alterado para oito números em 1998. Cada um desses dígitos tem sua finalidade, sendo:

  1. Região
  2. Sub-Região
  3. Setor
  4. Sub-Setor
  5. Divisor de sub-setor

E os três seguintes (os últimos) são os identificadores de distribuição, sufixo.

De acordo com essas informações acima podemos concluir que o Brasil não possui um zip code uma vez que essa expressão é usada apenas nos EUA. E como explicamos o que é o CEP, percebe-se que não existe um específico para o País, Brasil. É necessário apenas endereçar com nome de remetente, rua, número, bairro, Estado, País, e o Cep da região.

Ex.: Remetente: João Silva, Endereço: Rua São Mateus dos Milagres, 245, Bairro: Afonso Picasso – Rio de Janeiro – RJ, BRASIL , Cep: 57060-000

Então, qual o código postal do Brasil?

Podemos estender essa dúvida até o ponto de sabermos qual o código do Brasil, não no sentido de endereçamento postal, mas sim no aspecto de telefonia. É isso mesmo! Muita gente confunde esse detalhe. Para fazer uma ligação no exterior é necessário colocar o código do país e cada um tem o seu, no caso do Brasil é o 55.

Talvez esse seja o grande engano, como existe um código de área para a telefonia, muitos acham que também existe um para correspondência, o que não é o caso.

Código do Brasil usado em correio internacional

Código do brasil correio internacionalOutra questão que vale muito a pena ressaltar é sobre o ISO 3166, que é a Norma Internacional para códigos de países e suas subdivisões. Isso nada mais é do que uma forma de definir códigos de letras ou números que são entendidos em todo mundo.

Por exemplo: se formos fazer alguma referência, como já fizemos acima aos Estados Unidos, podemos apenas colocar EUA como fizemos. Todo aquele que ler, logo saberá que se trata do País Estados Unidos da América. Isso também é considerado o código do País.

Em caso de números, são usados em serviços de envio de correio internacional em contêineres identificados com o código do país, o que facilita o entendimento entre eles. O ISO mantem sempre atualizado todos os códigos. Se fosse identificar o Brasil poderia usar: BR, BRA ou o número 076, de acordo com a tabela ISO.

A ISO 3166 é atualizada regularmente para refletir mudanças nos nomes de países e subdivisões. Essas alterações são feitas pela Agência de Manutenção ISO 3166 / MA.