O que é Nacionalidade

Quem é que nunca foi preencher um currículo pela primeira vez e não ficou em dúvida sobre o que é nacionalidade? Mesmo que você não se lembre, certamente já aconteceu alguma vez. Essa dúvida é muito comum diante dessas situações, como também na hora de preencher uma ficha de cadastro de trabalho em alguma empresa, documento etc. Bom, se você está lendo esse texto é porque está passando por uma situação parecida.

Não se preocupe, estamos aqui para ajuda-lo a sanar de uma vez por todas essa dúvida e te ajudar a nunca mais passar por isso. E para resolver os problemas com currículos, temos mais explicações sobre outros campos exigidos, como: complemento de endereço e logradouro. Além de nacionalidade e todos esses campos, é muito comum em entrevistas para empregos pedirem para citar qualidades de uma pessoa. Dito isto, vamos em frente!

Nacionalidade

o que é nacionalidade

Para entender melhor o que é nacionalidade, perceba que ela é uma palavra derivada de nação, logo, podemos entender que, quando alguém quer saber qual é sua Nacionalidade, certamente quer saber de qual nação você faz parte, no nosso caso, o Brasil.

Então, a partir de agora quando você estiver preenchendo um documento e esse campo aparecer no seu caminho, é só lembrar de que você é Brasileiro e tá tudo resolvido.

Nacionalidade brasileira ou brasileiro, como se escreve?

Uma questão interessante é que de repente pode ter surgido aí a seguinte dúvida: E agora eu coloco Brasileiro ou Brasileira? Muito bem, então vamos aproveitar e resolver esse empasse também.

Isso é uma questão fácil de se resolver. Raciocine comigo, se alguém fosse te indagar sobre sua nacionalidade, essa pessoa te perguntaria assim: Qual é a sua nacionalidade?

Vou deixar aqui uma dica para que você nunca mais esqueça: perceba que a pergunta foi feita usando o pronome possessivo “Sua” no feminino, logo, sua resposta seria “brasileira” indicando uma afirmação no feminino.

Sei que você já deve estar pensando assim: mas quando estou preenchendo um documento ou uma ficha qualquer,  o pronome “Sua” não está lá, apenas a palavra Nacionalidade. Não se desespere com isso, pois automaticamente existe esse pronome oculto na pergunta e a resposta será no feminino. Você vai responder pensando assim: Ele quer saber sobre minha nação, então minha nação é Brasileira.

Você já deve ter detectado que mais uma vez aparece a expressão no feminino, “minha”. Assim, entendemos que toda vez que se deparar com tal pergunta, seja acompanhada de um pronome no feminino ou não, sua resposta será sempre Brasileira.

nacionalidade braileira ou brasileiraSei que talvez possa ter passado na sua cabeça por algum momento que, eu sou brasileiro, não entendi o porquê de Brasileira. O fato é que, quando falamos de qual País pertencemos, falamos que somos do Brasil, assim somos brasileiros. Mas quando falamos da nossa nação, somos da nação Brasileira, o artigo “do e da”envolvido no contexto faz toda diferença.

Outra dúvida muito comum e que se confunde muito é sobre a diferença entre Nacionalidade ou Naturalidade. Para isso, preparamos um artigo onde explicamos o que é naturalidade.

Brasileiro(a) se escreve com minúsculo ou maiúsculo?

De acordo com a língua portuguesa, quando se trata de nacionalidade, sempre se escreve com letra minúscula (exceto quando a palavra vier no início de frase), óbvio.

Exemplos:

  • Quem é do Brasil é brasileiro,
  • Quem é do Japão é japonês,
  • Quem é do Peru é peruano,
  • Quem é da Austrália é australiano,
  • Quem é da Bulgária é búlgaro,
  • Quem é da Noruega é norueguês,

Agora que você aprendeu o que é nacionalidade, fique à vontade para navegar por aqui e aprender sobre diversos assuntos corriqueiros no nosso cotidiano. Forte abraço!