O que é Complemento no Endereço em um Cadastro

Pode até parecer uma coisa simples, mas muitas pessoas quando vão preencher um cadastro tem dúvidas na hora que chega ao campo complemento no endereço e muitas delas nem sabe o que é. Abaixo vamos mostrar o significado e ensinar como preencher essas fichas de inscrição e cadastrais; e você verá que não nenhum bicho de sete cabeças.

O que é Complemento no endereço em um Cadastro?

complemento no endereço em um cadastro

A palavra complemento possui vários significados, mas nessa variação que vamos tratar aqui, um complemento em um cadastro de endereço é um item adicional relacionado ao número de um uma casa, condomínio, edifício etc. Serve para reforçar, especificar ou complementar uma informação com mais precisão.

Exemplos:

  • Complemento em uma Casa: suponhamos que uma pessoa mora em uma casa que fica nos fundos de outra. Essa residência principal é de número 15, então a outra casa situada no mesmo lote será de número 15B. Nesse caso o “B” é o complemento desse endereço. Então ficaria assim: Logradouro (Nome da rua), número da casa e complemento “B”.
  • Complemento em um edifício: agora imaginemos que uma pessoa resida em um edifício. Sendo assim, só o número não basta para identificar o lugar exato, será preciso acrescentar o número do apartamento. Ficará assim: Nome da rua, número do edifício e o complemento é  – Apartamento 49. Para melhorar ainda mais podemos adicionar o andar. Por exemplo: Ap. 49, Andar 11.

Se for uma sala comercial, segue o mesmo padrão: Sala 4, Andar 2.

Outros casos de Complemento

Em muitos casos, principalmente no interior, os endereços residenciais são casas isoladas, ou seja, cada uma em seu lote. Nessa condição, no campo complemento não é errado colocar “casa”, mas também não é obrigatório, fica a seu critério.

Exemplo:

Rua Orácio P. Mendes, Número 4911, complemento – casa ou deixe em branco sem colocar nada.

Complemento em um cadastro sem o campo especificado

o que é complemento em um cadastroÉ comum também encontrarmos uma ficha de cadastro ou formulário que não contém o espaço especificado para colocar complemento, número e até bairro. Essas fichas terão apenas o campo “geral” endereço. Quando for assim, significa que você pode preencher tudo no campo endereço usando uma vírgula ou traço para separar cada um.

Exemplo: Rua Carlos A. Figueira, 24B (o B é o complemento), bairro Silas Dourado XIII

Conclusão

Deu para perceber que não é tão difícil quanto parece preencher um complemento em um cadastro. Basta seguir essa linha de raciocínio.

  1. Quando houver o campo complemento: Casa – você coloca A, B, C ou seja lá qual for o seuEdifício – você coloca o número do edifício e Ap. 21.
  2. Quando não houver o campo complemento: Casa e Edifício – você escreve tudo diretamente no campo endereço separando por vírgula.

Se você buscou informações sobre complemento para preencher alguma ficha, talvez seja relevante você saber qual o código postal do Brasil para que não deixe nenhum campo sem preenchimento.  Outros campos também importantes são: Naturalidade e nacionalidade.