10.0.0.1 – Como acessar, configurar o Roteador, login, senha e Configuração

10.0.0.1 ou 10.0.01 é um endereço (sequencia numéria) um tanto estranha mas que salva a vida de muita gente. Obviamente há muitas dúvidas sobre esse processo e como configurar roteador. Aqui você irá descobrir como acessar esse IP.

Iremos abordar as funções do www / http 10.0.0.1 e daremos dicas de acesso e configuração. Também explicaremos sobre o porquê desse recurso, os tipos de roteador wifi, login, senha, Ips etc. Ao terminar você conseguirá entender  para que serve e saberá executar todos os procedimentos necessários dentro dessa técnica e resolver o problema.

O que é 10.0.0.1

www http 10.0.0.1 configurar roteador

O 10.0.0.1 é um endereço de IP que dá acesso à configuração do roteador / modem. É um IP privado e reservado para rede privada. Uma grande utilidade desse recurso usado por muitos, é a possibilidade de alteração de senhas. Você pode também configurar o proxy do seu roteador, DNS, cliente DHCP, função sem fio, endereço MAC etc.

10.0.0.1 Gateway Padrão

O 10.0.0.1 também é conhecido como “gateway padrão” que é um endereço de IP classe A. Nesse endereço você poderá visualizar todas as informações referentes à sua conexão de internet. Vale ressaltar que, comparado com endereços IPs públicos e únicos como os nossos, por exemplo, o 10.0.0.1 precisa ser único em sua própria rede local. Assim, ele torna muito interessante ser usado para configuração de nossa rede.

Como acessar http 10.0.0.1

Para acessar a página de configuração do seu roteador você terá apenas que digitar no seu navegador exatamente 10.0.0.1. Não precisa colocar http:// na frente e também não há necessidade de adicionar nenhuma extensão do tipo www, .com, .net, .com.br etc. É só digitar ou copiar, colar e dar enter que você já conseguirá acessar a página 10.0.0.1.

Embora não seja muito comum, pode acontecer de seu antivírus ou até mesmo o firewall bloquearem o acesso à essa página. Se por acaso você digitar esse endereço e não conseguir acessar, deverá pausar seu antivírus e tentar novamente. Se não conseguir, tente pelos endereços 192.168.0.1, 192.168.1.1 ou reset seu aparelho.

192.168.1.1 e 192.168.0.1

Os endereços de IP reservados 192.168.1.1 e/ou 192.168.0.1 também são muito úteis e podem ser usados caso você não consiga acesso no 10.0.0.1 ou pelo 10.0.01

Como resetar ou reiniciar o Roteador

Para resetar (reiniciar) o roteador faça o seguinte: Observe que na parte de trás do aparelho tem um botão escrito reset. É só aperta-lo e esperar as luzes piscarem. Existem alguns modelos que o reset é apenas um buraco, se for o seu caso, coloque um palito e aperte até as luzes piscarem, assim feito você resetou seu dispositivo com sucesso.

Sobre login e senha

Em algum momento do processo você verá que o sistema vai te pedir uma senha, não se preocupe, pois como padrão todos os roteadores fornecem um login com usuário e senha para todos. Pode conferir lá atrás do seu roteador que vai ter a seguinte informação:

  • Usuário: admin
  • Senha: admin

Na maioria dos casos os dados de login são esses, mas dependendo do tipo ou modelo do roteador, isso pode diferenciar. Mas de qualquer forma vai estar especificado na parte de trás do aparelho.

Como configurar 10.0.0.1

acessar roteador wi fiAgora vamos para a parte mais importante de tudo, a configuração. Você aprenderá o básico de configurações de roteadores, verá como alterar o nome padrão da rede sem fio e configurar uma senha criptografada para que ninguém que você não queira use a sua internet de graça.

Se você seguiu todos os passos anteriores de acesso e login verá que a tela inicial apareceu. Agora dando sequência proceda da seguinte forma:

  1. Clique em “Rede / WAN”. Se seu provedor usa DHCP, deixe do jeito que está.
  2. Caso seu provedor use PPPoE, selecione PPPoE no menu e configure seu nome de usuário e senha da sua escolha e salve.

Agora cuidaremos da segurança em 4 passos:

  1. Clique no menu “Wireless“ e em seguida ”Configurações“, agora terá que escolher um nome para sua rede.
  2. Selecione “WPA-PSK/WPA2-PSK” e entre com uma senha de 8 a 63 caracteres.
  3. Clique em “Salvar” e espere o roteador reiniciar.
  4. Acesse ”Meus Locais de Rede” clique na sua conexão de rede sem fio e conecte na rede que você acabou de criar.

Tudo pronto! Agora você já sabe manusear bem esse processo de configuração e tem todas as informações necessárias sobre  o 10.0.0.1

Leia também: como configurar o Splashtop

Modelos e Marcas de Roteadores / Modem

Essas são as melhores marcas de roteadores e as mais conhecidas e usadas:

  • Roteador Tp link / 300mbps / 150mbps / 3 antenas
  • Intelbras
  • D link
  • Multilaser
  • Cisco
  • Vivo
  • Linksys
  • Asus
  • Ac
  • Thomson
  • Mymax
  • Gigabit

Lembrando que pode haver uma variação de acordo com a marca e modelo. Alguns roteadores são de longo alcance, outros menos. Alguns mais potentes, outros menos. Roteadores com fio e sem fio, com wi fi ou sem, portátil e não portátil, 3G e 4G, etc.

Agora que aprendeu a configurar, já pode acessar a internet, baixar aplicativos como The Last Of US para PC, Raio X, e se for fã, se registrar no Brasfoot e muito mais!